Implementação de ERP: o que é necessário para uma fábrica de móveis?

Tempo de leitura: 7 minutos

 

 

As empresas precisam de soluções modernas para resolver os seus problemas. Gerir finanças, controlar cadastro de clientes, melhorar o relacionamento com o cliente — tudo vai melhorar se a empresa tiver à sua disposição um sistema automatizado de gestão: o ERP.

Para sua fábrica de móveis, ele também fará a diferença. Leia o post e veja como a implementação de ERP pode ajudar a sua fábrica crescer!

Como um ERP pode fazer a diferença em uma fábrica de móveis?

A implementação de ERP é um momento para revisar e mapear todos os processos da fábrica de móveis. É o momento de analisar certas ferramentas paralelas, bem como as atividades repetitivas, que costumam desgastar mais os profissionais.

De acordo com o gerente de implantação de ERP da Promob, Cristian Vieira,  o mapeamento dos processos permite descrever minuciosamente as atividades e, dessa forma, produzir materiais que sirvam para capacitar a equipe em um período futuro.

“O ERP contribui para definir padrões que serão aplicados. Ajuda, de modo especial, na centralização das informações da fábrica de móveis em apenas uma fonte de dados, a partir da qual são geradas informações para diferentes setores; essa estratégia reduz a margem de erros, pois todas as informações estarão integradas entre si”, explica.

Informações diferenciadas, mas organizadas, facilitam a análise e a tomada de decisões. Uma das mais importantes vantagens do ERP é que permite a integração entre todos os setores, tornando mais fácil a gestão de produção, integrando máquinas, identificando e tratando os pontos mais graves — o que ajuda a reduzir custos e estoques, monitorar refugos e aprimorar os prazos de entrega.

O que é necessário para a implementação de ERP? Como acontece esse processo?

Um ponto fundamental para que a implementação de ERP seja um sucesso é preparar a equipe para todas as fases do projeto. Os colaboradores precisam se engajar e trabalhar em conjunto com a nova solução. É necessário que a equipe avalie qual será o melhor formato para a fábrica de móveis, já que cada negócio tem seu próprio perfil.

O importante é que a implementação de ERP aconteça de maneira simples, que a informação seja agilizada, que a equipe se capacite para usufruir o melhor possível dos recursos disponíveis, produzindo, assim, informações valiosas para a fábrica. Após implementado, o ERP proporciona informações mais seguras e rápidas para todos os setores da fábrica.

O gerente de implantação de ERP da Promob, Cristian Vieira, destaca que durante a implementação de ERP, é importante que estejam presentes consultores especializados em diferentes áreas, como administrativa, contábil/fiscal, produção e suprimentos. “Dessa forma, cada um propõe melhorias no setor específico em que atua, recomendando as práticas mais eficientes que existem no mercado”.

Integra a implementação um coordenador de projeto, profissional que faz o acompanhamento de todo o processo e cronograma visando respeitar o que foi planejado previamente e realizando os ajustes necessários.

Como a empresa fornecedora do produto oferece suporte durante a implementação de ERP?

O fornecedor do sistema oferece, para a implementação de ERP, uma equipe de trabalho. O suporte em todas as etapas de implementação do sistema constitui um diferencial importante. Além dos consultores, existe uma equipe especializada.

Quando a implementação de ERP acontece por setores, há um profissional especializado em cada área.

A empresa desenvolvedora de ERP dispõe de um portal onde ficam registrados os atendimentos, funcionando, assim, como uma base de conhecimentos para consultas.

É fundamental que a equipe da empresa fornecedora se mantenha constantemente atualizada, estando a par de todas as mudanças ocorridas no âmbito da lei, bem como conhecendo as mais modernas e melhores práticas de mercado.

Essa empresa deve possuir uma área onde está a documentação detalhada dos módulos do ERP e de suas respectivas funções, permitindo que a fábrica de móveis tenha acesso às melhorias liberadas pelo sistema.

O que a fábrica de móveis deve avaliar antes de implementar um ERP?

Contratar um sistema de ERP produz um impacto relevante na fábrica. É necessário investimentos e tempo de todos os colaboradores. Como é uma solução que afetará todos, todos devem participar da escolha.

O gerente de implantação de ERP da Promob, Cristian Vieira, alerta que é fundamental analisar com cuidado até que ponto o ERP é compatível com os processos desenvolvidos na fábrica. “Recomenda-se que a ferramenta escolhida seja destinada ao segmento da fábrica, pois assim permitirá maior aderência, considerará as melhores práticas e representará, realmente, um diferencial”.

Analise o histórico, a solidez, a reputação do fornecedor — ele deverá oferecer boas perspectivas de desenvolvimento tecnológico e capacidade de crescimento para se mostrar apto a atender necessidades futuras do cliente.

Considere ainda, o formato para a entrega do projeto e o atendimento pós-venda (suporte e manutenção). Uma boa dica é colher informações com empresas que já usam ERPs. Observe também os cases de sucesso do produto.

Quais as dificuldades principais na implementação de ERP?

Uma das principais dificuldades é a necessidade de mudanças na cultura da empresa que adota o sistema. O ERP integra todos os setores e, assim, as operações realizadas em cada um passam a influenciar mais intensamente o conjunto. Muitas informações de um determinado setor que, antes não eram muito consideradas, tornam-se fundamentais para tornar mais rápidos os processos de outro setor.

Segundo o gerente de implantação de ERP da Promob, Cristian Vieira, as mudanças sempre afetam a zona de conforto — um efeito que nem sempre é bem recebido pelas pessoas.

“Na implementação de ERP, há um trabalho inicial mais profundo, o que sobrecarrega os colaboradores, que deverão dedicar mais tempo na alimentação do sistema. Uma solução é diminuir o ciclo de trabalho. Gradualmente, mais ajustados, eles perceberão com mais nitidez as vantagens do sistema”.

Que desafios uma fábrica de móveis enfrenta em sua gestão e por que deve adotar um ERP?

Uma fábrica de móveis precisa automatizar os processos, diminuir gastos, buscar mais eficiência na entrega e mais competitividade. O ERP influi decisivamente em todos esses aspectos.

O principal desafio é coordenar a equipe de modo que ela esteja aberta à inovação, pois é preciso compartilhar informações, descentralizando-as e disponibilizando-as com agilidade para as pessoas certas.

A competitividade é prejudicada quando não existe uma ferramenta para organizar informações e efetuar análises seguras, pois as operações manuais estão propensas a muito mais erros e retrabalhos, além de que custos e tempo despendidos para conseguir uma informação podem resultar na perda de algum negócio.

Quais as funções mais importantes de um ERP para a fábrica de móveis?

Primeiramente, a integração permite a gestão minuciosa de todos os dados e informações, o que ajuda a calcular a rentabilidade das vendas efetivadas, analisar margens de lucros por meio de simulações de negócios, criar tabelas equilibradas de preços e outras coisas.

O ERP facilita o monitoramento do ciclo de produção, avaliando custos, retrabalhos, tempo, potencial da produção e assim por diante.

Depois das vendas, o sistema permite ao gestor permanecer informado sobre a fabricação, atrasos e fases da entrega de pedidos, o que ajuda a acelerar a entrega ao cliente. O processo de compras também se desenvolve, o que melhora as negociações, diminui custos e quantidade de itens estocados, melhorando o fluxo de caixa.

O ERP também ajuda na gestão fiscal, sendo o back office alimentado com todas as informações necessárias.

Deseja realizar a implementação de ERP em sua fábrica de móveis? Para otimizar ainda mais sua gestão, baixe gratuitamente o nosso e-book: guia de controle de produção da sua fábrica de móveis!

Sobre Fábio | Promob

Fábio possui experiência em administração e gestão de fábrica, além de ser colaborador de conteúdo e executivo de relacionamento na Promob.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *