Gestão logística: como aumentar a segurança na fábrica de móveis

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já parou para pensar em todos os processos realizados na sua fábrica de móveis? Eles são fundamentais para garantir o bom funcionamento das atividades e assegurar que as etapas da cadeia de suprimentos sejam executadas conforme o esperado. Porém, para conseguir isso, é preciso trabalhar a gestão logística.

É esse gerenciamento que traz mais segurança para o seu negócio e aumenta a sua eficiência produtiva. Ao mesmo tempo, é possível desenvolver uma vantagem competitiva que destaque a sua empresa das demais presentes no mesmo segmento de mercado.

Para ajudá-lo a entender o que é necessário para garantir a segurança nos processos logísticos da sua fábrica, neste post vamos explicar melhor a importância dessa prática e trazer alguns investimentos e técnicas que surtirão resultados positivos.

Então, vamos lá?

A segurança proporcionada pela gestão logística

O gerenciamento de meios e materiais sempre esteve presente nas empresas, mas se estruturou há algumas décadas devido à necessidade das próprias organizações. Por meio dessa prática é possível evitar prejuízos e desperdícios, além de reduzir os custos do negócio.

Atualmente, as principais atividades estratégicas da logística são: armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias. A ideia é que todas as etapas da cadeia de suprimentos sejam encaminhadas de modo adequado a fim de que a sua fábrica de móveis continue produzindo e encaminhando os itens ao ponto de vendas ou consumidor final.

É nesse momento que surge a importância do gerenciamento logístico. Ao adotar os recursos e estratégias mais condizentes, você consegue agregar valor ao seu produto final, ao serviço de entrega e ao atendimento.

A dúvida que surge é: quais são os investimentos e técnicas mais apropriados para o seu contexto empresarial? Veja algumas ideias que podem ser aplicadas na sua fábrica de móveis agora mesmo:

Gestão de riscos

Esse viés deve ser trabalhado por todas as empresas, independentemente do segmento em que atuam ou do seu porte. A ideia, aqui, é planejar, dirigir, organizar e controlar os recursos humanos para minimizar os riscos e incertezas.

No caso de uma fábrica de móveis, o ideal é tratar esses dois elementos e as oportunidades com eficácia para aumentar a capacidade de gerar valor. Assim, os processos logísticos são mais dinâmicos e interativos. As suas tomadas de decisão também são embasadas em dados e projeções.

Uma maneira de gerenciar o risco é monitorar todas as etapas presentes nos processos logísticos. Utilizando um software como o Entrega Certa, da Promob, por exemplo, é possível controlar as atividades executadas e reduzir significativamente a possibilidade de extravios e perdas.

Just in Time

Essa metodologia prevê a reposição do estoque somente quando necessário. O cliente é uma peça fundamental para essa estratégia, porque é a partir dele que o gestor verificará a demanda e possíveis períodos sazonais.

Com isso, é delimitada uma quantidade mínima de estoque para cada item. O objetivo é atender o cliente sem manter muitos produtos armazenados. Quando chegar ao valor mais baixo, chega o momento de fazer uma nova solicitação.

Por exemplo: na sua fábrica de móveis, você pode identificar os produtos com maior giro e os insumos mais utilizados. Analise ainda possíveis períodos de sazonalidade (aumento ou queda de pedidos) — de acordo com o histórico de vendas — e faça as compras conforme a necessidade.

Análise preditiva

Esse método prevê o uso de estatísticas, dados e técnicas de machine learning para projetar o que ocorrerá no futuro. Ele também ajuda a desenvolver mapas de riscos para garantir uma entrega de produtos mais segura.

Obtêm-se ao utilizar informações históricas e atuais sobre localização, horários, tipo de carga e de transporte. Ao aliar a análise preditiva com um software logístico, como o Entrega Certa, você faz a projeção da remessa de produtos e acompanha o passo a passo de todas as etapas dos processos para se certificar de que ocorrem conforme o planejado.

É possível fazer ainda rastreabilidade do carregamento e ter mais eficácia na prestação de serviços. Desse modo, há uma segurança extra no processo de entrega.

Integração das equipes

Essa é uma maneira eficiente de gerenciar os processos logísticos com eficiência e segurança e garantir que a cadeia de suprimentos se desenvolva da melhor forma possível. A ideia é integrar as projeções de vendas às outras etapas, por exemplo, produção, planejamento das operações e finanças.

Observe que essa integração pode ir além e envolver até o marketing. Assim, torna-se possível analisar as campanhas com o maior retorno de acordo com as condições e veiculação, fabricação e distribuição dos móveis etc.

Essa técnica traz um ponto de equilíbrio mais aprimorado entre a demanda e a capacidade produtiva da sua fábrica de móveis.

Parceria com fornecedores

Os parceiros comerciais são fundamentais para a garantia do seu sucesso. Por isso, diversas técnicas podem ser adotadas para garantir a segurança dos processos logísticos.

Uma delas é compartilhar o seu sistema com o dos fornecedores para que eles sejam automaticamente informados quando algum insumo estiver na quantidade mínima e, portanto, deve ser reposto.

Outra possibilidade é fazer parcerias com fornecedores que tenham capacidade inovadora, porque eles podem ajudá-lo em novos processos e contribuir para o aumento da eficiência na sua fábrica de móveis.

É o caso do Entrega Certa, da Promob, que agiliza a distribuição dos seus produtos e assegura total controle sobre os processos logísticos relativos aos móveis. Além disso, essa solução auxilia na execução de várias técnicas e investimentos apresentados ao longo deste post.

Isso porque também ajuda a trazer agilidade na reposição dos volumes, reduzir o índice de assistência técnica e preservar a sua marca. O resultado é a possibilidade de crescer de modo sustentável e sem exageros, ao mesmo tempo em que os processos logísticos permaneçam seguros.

Ou seja, com o Entrega Certa você aumenta a qualidade dos seus serviços e estabelece uma parceria importante e que trará diversos benefícios ao seu negócio.

Agora que você já viu as principais técnicas da gestão logística, que tal colocar algumas ideias em prática? Entre em contato conosco e veja como o Entrega Certa e outras soluções podem ajudar a sua fábrica de móveis.

Sobre Fábio | Promob

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *