Fun design: como aplicar essa tendência no seu projeto de interiores

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma tendência que reúne cores vivas, humor e muita — muita! — criatividade. Assim é o fun design, estilo que vem conquistando cada vez mais designers de interiores no Brasil e no mundo.

Ousado e moderno, o fun design é sob medida para projetos arrojados, feitos para clientes que querem uma pegada urbana e descontraída na decoração de suas casas ou nos ambiente de trabalho.

Quer saber tudo sobre esta tendência? Então vem com a gente. Vamos mostrar as principais características do fun design, como você pode usar o estilo nos seus projetos e a importância de entender o estilo pessoal do cliente para, assim, ter sucesso na empreitada.

Aprenda como aplicar o fun design no seu projeto de decoração!

O que é fun design?

Fun design é uma expressão em inglês que, em linhas gerais, significa estilo divertido, engraçado. A tendência se revela em uma decoração alegre, em que cores vivas e o humor dão o tom.

Almofadas de emojis, quadros com frase de efeito, telefones em formatos inusitados (hambúrguer e boca, por exemplo), engraçados etc. e móveis com acabamento coloridíssimo são a cara desse estilo, que é opção perfeita para clientes jovens, modernos e urbanos.

A tendência conquista cada vez mais adeptos a cada dia e figura nas páginas das principais revistas de decoração. Por isso, não pode deixar de ser considerada nos seus projetos de design de interiores.

Principais características

Uma das principais características do estilo fun design é a aposta em elementos cômicos e irreverentes. Entre os exemplos estão pôsteres com frases engraçadinhas como “Keep Calm and Drink More Wine” (e variações), luminárias em forma de milk-shake e eletrodomésticos coloridos, como ventiladores, torradeiras etc.

Mesmo da porta para fora dá para apostar em elementos ligados à tendência fun design, como capachos bem-humorados, como o clássico “Seja Bem-vindo! Trouxe Cerveja?”.

Os itens não necessariamente têm que estar ligados. Mas é importante que eles estejam em consonância com o ambiente. Em comum, devem ter a característica de quebrar a seriedade do espaço e dar um toque de leveza à decoração da casa.

Outra característica presente no fun design é o reaproveitamento de objetos antigos. Um ventilador sem uso pode ganhar um jato de tinta vermelha e se transformar em um item de decoração retrô incrível, por exemplo.

O típico caixote de feira também ganha novos ares quando é usado em um projeto que aposta na tendência fun design. Ele é pintado em cores vivas, como vermelho e verde e passa a ter funções diversas, como nicho de parede ou até mesa.

Fun design x estilo do cliente

O fun design pode ser o sopro de irreverência que seu projeto de design de interiores precisa e fazer maravilhas pelo seu portfólio. Só é preciso ter atenção a um ponto: por mais que a tendência seja incrível, é essencial analisar se ela tem a ver com o estilo do cliente e com o que ele pediu para o projeto.

Pessoas mais clássicas, que pedem um projeto romântico, com inspiração provençal, por exemplo, certamente não curtirão tanto o estilo fun design, que é bem diferente do que elas procuram para suas casas.

Para não correr o risco de errar, converse com o cliente e entenda, antes de tudo, seu estilo, seus desejos e necessidades para, assim, apresentar as tendências mais adequadas para o que ele procura.

Principais cuidados

Outro ponto de atenção ao investir na tendência fun design é não errar na mão e colocar elementos em excesso na decoração.

O estilo, por si só, é vibrante e tem como característica apostar em itens marcantes. Por isso, para manter a harmonia, é essencial buscar cores que se completem ou, por outro lado, que criem um contraste interessante.

É preciso tomar cuidado também para não infantilizar demais a decoração. Por ter a irreverência como base, a tendência fun design precisa de um olhar atento do designer de interiores para ser uma decoração criativa, mas não cansativa ou boba. Bom gosto é fundamental!

Além dos acessórios

Os acessórios, como quadros, luminárias e afins são partes importantes da tendência. Mas não é só isso, os móveis também podem ajudar a levar o fun design para a casa do cliente.

Para isso, aposte em peças que tenham paleta de cores vibrantes e diferentes. Harmonize os móveis com tons mais neutros, como preto e branco, além de madeira. Assim, não corre o risco de cansar os olhos com o tempo.

Além de apostar em cores vivas, escolha móveis que fujam do padrão para entrar de cabeça na tendência. Reaproveite velhos galões e os transforme em banquetas. Invista em mesas modulares em formatos inusitados, como peças de quebra-cabeça.

Misture o novo com o tradicional e crie um ambiente divertido e criativo na medida certa para seu cliente.

Tendências mescladas

É possível, ainda, usar o fun design em apenas um cômodo da casa, mesclando o estilo com outros. A tendência pode ser usada em um espaço mais descontraído, como escritório ou quarto de TV.

Para manter a harmonia, garanta que o restante da casa fale, de alguma forma, com esse estilo descontraído.

O fun design é a tendência perfeita para quem busca uma decoração descomplicada, criativa e com muito humor. Reunindo peças irreverentes e muitas cores vibrantes, o estilo é perfeito para clientes modernos, que querem uma casa ousada na medida certa.

Para não errar na mão, mescle as peças em cores vivas com outras de tons mais sóbrios e neutros. Assim, você valoriza os itens divertidos e não corre o risco de colocar muita informação nos ambientes.

Outro grande diferencial da tendência, é a possibilidade de dar novos usos para objetos do cotidiano. Aproveite isso! Até uma garrafa de cerveja artesanal pode ser reaproveitada como um vaso para flores, por exemplo.

Mesmo clientes que não querem embarcar de cabeça na tendência podem ter elementos de fun design em casa, como objetos com inspiração no mundo dos quadrinhos e pôsteres com frases divertidas.

Fun design é para todos!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de compartilhar este post com seus amigos pelas redes sociais!

Sobre Alexa | Promob

Designer de Interiores, executiva de relacionamento e colaboradora de conteúdo na Promob. Profissional com experiência em projeto de ambientes internos, tendências e inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *