ERP Industrial: conheça 5 benefícios para a sua fábrica de móveis

ERP Industrial: conheça 5 benefícios para a sua fábrica de móveis

erp industrial beneficios

Atualmente, passamos por um período de avanços cada vez mais intensos da tecnologia e, além disso, uma concorrência crescente no comércio e na indústria. Sendo assim, fazer uso das novas ferramentas disponíveis para seu negócio pode ser a diferença que conseguirá destacar sua loja de móveis em meio às demais e garantir seu sucesso.

Nesse contexto, um dos mais eficientes caminhos que você pode tomar é implementar um ERP Industrial na sua loja de móveis. O software otimizará e aprimorará toda a gestão do seu negócio, permitindo que seus processos aconteçam com quais qualidade, planejamento, automatização, economia e estratégia.

Quer ficar por dentro do assunto e saber todas as vantagens e inovações que o ERP Industrial pode trazer para sua loja? Então, continue a leitura e mãos à obra!

O que é um ERP Industrial?

A sigla ERP vem de Enterprise Resource Planning, ou “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Trata-se de um software para a gestão da companhia como um todo, que permite a personalização e, assim, garante que todos os objetivos e peculiaridades do negócio sejam levados em consideração para oferecer o melhor gerenciamento possível.

O ERP Industrial, assim, pode ser entendido como o programa ideal para analisar, organizar, planejar e projetar todas as informações envolvidas no dia a dia de uma indústria, como é o caso da sua loja de móveis.

Quais desafios o ERP Industrial pode ajudar a vencer?

Além de trazer novas possibilidades para a empresa, o ERP Industrial também tem a capacidade de revolucionar processos cotidianos. Sua tecnologia permitirá que você encontre no software um auxílio para vencer diversos desafios da sua loja. Confira:

Diminuição de erros operacionais

Quando estamos falando de seres humanos, é impossível que não aconteçam erros ocasionais, não é mesmo? Entretanto, isso não significa que eles não sejam prejudiciais ao negócio, que pode sofrer prejuízos, atrasos e conflitos com clientes como resultado.

Já o ERP Industrial, por seu um software, não corre os mesmos riscos dos colaboradores. Entradas errôneas de dados, falhas de comunicação etc., podem ser eliminados. Com isso, os próprios trabalhadores não precisam mais perder tempo corrigindo ou revisando processos, o que otimiza o tempo e aumenta a produtividade.

Processamento de informações

O ERP Industrial coordena todos os dados, registros e informações da loja de móveis. Assim, tudo isso é analisado e apresentado de maneira muito mais dinâmica, organizada e rápida. O acesso a esses dados acontece da mesma forma, podendo ser liberado para todos os colaboradores que você autorizar.

Ter acesso àquilo de que você precisa na hora certa é algo inexistente em muitas empresas, o que gera gargalos nos processos internos. Sendo assim, com o ERP, você ganha agilidade e competência na distribuição das informações, conquistando uma gestão mais integrada e eficaz em todos os pontos.

Quais os 5 benefícios do ERP para a gestão de produção?

1. Monitoramento de indicadores

Analisar para onde a empresa está indo torna-se muito mais eficaz com o ERP. Como todos os dados ficam armazenados no mesmo lugar, você será capaz de cruzar diferentes métricas, verificar relatórios e analisar as projeções de vendas, por exemplo.

Erros da equipe, resultados do marketing e produtividade também podem ser avaliados. Assim, a gestão poderá investir em maneiras de corrigir problemas ou acentuar resultados positivos.

2. Controle do ciclo produtivo

Compra com o fornecedor, separação, entrada e saída de estoque, transporte, venda, geração de ordem de compra, emissão de nota fiscal, pagamento de contas e recebimentos, verificação de estoque mínimo, entre tantas outras demandas cotidianas que são fundamentais para a gestão de produção da loja. É muito coisa, não é?

Pois o ERP Industrial gerencia tudo isso, permitindo que cada etapa “entenda” as anteriores e próximas. Dessa maneira, o ciclo produtivo acontece de forma integrada, otimizada e automatizada, sem que você precise manter um controle tão forte sob ele.

Além disso, você poderá entender perfeitamente o quanto a empresa está crescendo ou decaindo. Ao analisar os dados do ciclo produtivo disponibilizados no ERP, ficará fácil perceber quais pontos devem ser corrigidos ou até mesmo eliminados.

3. Redução de custos

Toda a competitividade, instabilidade financeira e necessidade de evolução faz com que a redução de custos seja uma pauta constante em praticamente todas as empresas. Entretanto, é extremamente difícil conseguir fazer isso sem prejudicar a qualidade do atendimento, gestão, produtos e serviços.

Entretanto, você pode contar com um ERP Industrial para ajudar nessa tarefa, pois o programa é altamente capacitado para otimizar processos operacionais e automatizar rotinas. Sendo assim, aquilo que antes demandava muito tempo (e, portanto, dinheiro) torna-se uma tarefa capaz de ser realizada com muito mais rapidez e eficiência.

Assim, você consegue diminuir as despesas por meio da melhoria naquilo que é feito dentro da empresa, sem a necessidade de implementar mudanças bruscas como trocar fornecedores ou demitir funcionários, que podem resultar em consequências negativas (e, em alguns casos, até mesmo irreversíveis) para seu negócio.

4. Integração dos setores

Muitas companhias encontram dificuldades em integrar seus setores e, com isso, conquistar uma empresa mais unida e eficiente em sua busca pelos objetivos comuns a todas as equipes.

Ao implementar um ERP Industrial, você será capaz de trazer mais fluidez e integração entre todos os colaboradores, pois uma das vantagens do sistema é sua capacidade de fazer com que a rotina de trabalho seja de alta performance.

Com ele, por exemplo, a equipe de marketing poderá analisar o fluxo de vendas, o departamento de estoque saberá o que está rolando nas entregas, e os vendedores terão acesso ao histórico de compras de cada cliente. Tudo isso contribui para a otimização dos processos de cada uma das equipes da loja de móveis.

5. Organização dos processos internos

O ERP Industrial permite que os processos internos aconteçam com mais fluidez, melhor delegação de tarefas e um padrão de qualidade altíssimo. Dessa maneira, fica mais fácil perceber o que funciona ou não e gerenciar a empresa como um todo.

Essa organização e possibilidade de padronização também garante que a empresa melhore cada vez mais sua gestão, trabalho interno e atendimento aos clientes.

Gostou de entender como o ERP Industrial pode fazer a diferença para seu negócio? Quer continuar aprimorando a gestão cada vez mais? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito “O guia do controle de produção da sua fábrica de móveis”!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.