Esquema de cores: 8 tendências para designers de interiores

Esquema de cores: 8 tendências para designers de interiores

Esquema de cores

Como Designer de Interiores, você sabe que o ambiente deve refletir o estilo de quem o desenhou e a personalidade e necessidades do cliente, mas também precisa estar antenado ao seu tempo e espaço. Por isso, acompanhar as tendências do design, inclusive no que se refere ao esquema de cores, é fundamental para criar um projeto harmonioso, contemporâneo e atrativo.

Por isso, hoje nós vamos falar deste elemento tão importante: as tendências de esquema de cores que estão em alta e prometem fazer a cabeça de designers e clientes nos próximos anos. Ficou interessado? Então não perca o nosso post e confira!

Tendências de esquema de cores para 2018

Para o ano de 2018, o Instituto Pantone apresentou 8 paletas de cores diferentes. Há desde opções mais neutras, perfeitas para ambientes mais sofisticados, quanto propostas coloridas, divertidas e contrastantes.

O importante é que, ao conhecê-las, o profissional de design tem novas possibilidades de combinações para produzir o efeito desejado em seu projeto. Como você vai ver, com elas é possível brincar e se adequar aos mais diferentes estilos. Vamos conhecê-las?

1. Verdure

Para a Pantone, Verdure remete à ideia de saúde. A ideia é evocar a sensação de natureza e trazer verdes brilhantes e contrastantes entre si. O objetivo é relembrar folhagens e tons relacionados aos aipos.

Quanto à paleta, ela pretende transmitir também a sensação de refrescância, porém consegue conferir também elegância e sofisticação. A proposta é utilizar diferentes nuances de verdes que variam entre tons claros e médios com roxos claros, tons pálidos de amarelo, azul e verde água.

2. Playful

Você deve se lembrar que, em 2015, a Pantone lançou o amarelo Minion, em referência aos famosos personagens de animação. Pois é exatamente esse clima de diversão e descontração — Playful — que dá nome a esta paleta e seu verdadeiro tom.

E como a ordem é despertar alegria, energia e vida, a paleta é repleta de tons que evocam essas sensações, formando combinações bastante incomuns. Ela mistura verde-claro e rosa goiaba com um pastel neon formado por verdes, amarelos, azuis e rosas mais claros.

Para os mais ousados, a pedida é brincar com esses tons de forma generalizada em paredes, piso e móveis de design contemporâneo. Já quem gosta da paleta, mas pretende ser menos chamativo, uma ótima opção é incorporá-los a elementos decorativos como almofadas, enfeites e outros elementos de menor destaque.

3. Discretion

A proposta da Discretion é totalmente contrária à da paleta Playful! Ela é indicada para aqueles ambientes que devem ser marcados pela discrição, leveza e sofisticação, que apelam para a calma e tranquilidade.

Como você pode imaginar, a base desta paleta é formada por tons neutros, combinados de forma sutil com nuances de rosa envelhecido, lilás queimado, vermelho e roxo. A harmonia entre eles cria um efeito nostálgico e sóbrio, garantindo requinte ao ambiente.

4. TECH-nique

Esqueça a ideia de que a tecnologia acinzenta os ambientes. Para a Pantone, a paleta que remete à forma como os aparatos tecnológicos dominam o nosso dia a dia é repleta de tons elaborados para “brilhar de dentro para fora”.

Os destaques dessa paleta são as cores perolizadas, além do azul turquesa, rosa choque e roxo intenso. Para muitos, elas lembram o doce, o que a torna vibrante e divertida.

Então, uma boa opção é combiná-las de forma irreverente, descontraída e moderna, com peças de design inovador, estampas variadas e formas interessantes.

5. Far-fetched

Trata-se de uma combinação que promete dominar a decoração dos ambientes. Cria um efeito visual muito agradável, que traz a sensação de um mergulho em diferentes culturas e os seus significados.

Para isso, a Pantone harmonizou tons terrosos com amarelos, rosas claros e chamativos e vinho, criando uma combinação interessante e aconchegante.

6. Resourceful

Cores quentes ou frias? A Pantone decidiu não escolher, mas unir as duas opções em uma paleta que combina perfeitamente dois tons complementares: o laranja e o azul. O resultado é uma mistura marcante, capaz de dar um up no ambiente e passar a ideia de energia e modernidade.

Trata-se de uma paleta que tem sido considerada inteligente e engenhosa. Ela consegue produzir um efeito visual chamativo, que faz com que o espectador simplesmente não consiga deixar de olhar.

Essas cores podem dominar a decoração ou, em outros casos, serem escolhidas para peças de grande destaque, como tapetes, cadeiras e poltronas. Desta forma elas criam um efeito visual interessante, que quebra a monotonia de ambientes predominantemente neutros.

7. Intricacy

Branco, bege, cinza, preto? Esqueça os tons neutros conhecidos até agora! Segundo a Pantone, esta paleta traz os “novos neutros”. A combinação tem sido avaliada até agora como dramática, diversificada e visualmente interessante, provavelmente a mais aclamada desta coleção.

Mas quer saber quais são, então, os novos neutros? Prepare-se para os tradicionais preto, cinza e marrom combinados a tons metálicos, com toques de amarelo enxofre, assim como o Holly Berry Red, ou seja, um vermelho.

Os metálicos contém variações que vão da pátina de ouro rosa até os bronzes. Por isso, existe a possibilidade de harmonizá-los perfeitamente com qualquer paleta de cores. Eles são capazes de conferir sofisticação moderna a qualquer ambiente, e podem ser realmente considerados os novos neutros.

Os metálicos podem ser usados em peças mais expressivas, como mesas de apoio e portas de armários, ou como os detalhes já conhecidos: molduras, lustres, peças de decoração, estrutura de móveis e muitas outras opções.

8. Intensity

Finalmente, vamos falar de Intensity — outra paleta dramática, que ainda agrega as sensações de força, poder, sofisticação, profundidade e distinção.

Ao observar essas cores, é fácil lembrar que no passado elas foram utilizadas para destacar as cortes luxuosas e palácios reais. Ela brinca com contrastes entre preto e dourado, além de abusar do azul ouro e ameixa.

Elas combinam com peças fortes e imponentes, que podem ter um design clássico ou contemporâneo. As possibilidades de harmonizá-las em mobília, cortinas, tapetes e almofadas são infinitas, dando a sensação de suntuosidade e elegância.

Já conhecia essas tendências de esquemas de cores? Gostou das dicas? Você pode ver muito mais em nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Instagram, além de acompanhar nossos vídeos no Youtube. Então, o que está esperando? Siga-nos e fique por dentro das novidades!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.