Como organizar uma marcenaria? 5 dicas que vão otimizar o seu trabalho

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe como organizar uma marcenaria? A forma como você gere o seu espaço de trabalho influencia diretamente, tanto na sua produtividade quanto na forma como os clientes percebem o seu trabalho.

Assim, uma marcenaria organizada, limpa e com as ferramentas no lugar, tem maiores chances de fechar negócios do que uma concorrente, que se apresenta de forma inadequada.

A boa notícia é que não é preciso fazer malabarismos para organizar o ambiente de uma marcenaria. Pelo contrário! Pequenos hábitos no dia a dia já farão toda a diferença no resultado final do trabalho.

Neste post, preparamos 5 dicas de como organizar e manter a organização da sua marcenaria. Acompanhe!

1. Organize suas ferramentas

O primeiro passo para fazer com que o ambiente da sua marcenaria seja mais produtivo, é organizar as suas ferramentas de trabalho. Deixá-las espalhadas só vai fazer com que você perca tempo buscando um item específico, que poderia ser facilmente encontrado se estivesse em um lugar demarcado.

Para tornar o espaço mais amigável e ergonômico, invista em prateleiras e armários que possam abrigar todo o material sem dificuldades. Uma dica: as ferramentas essenciais devem ficar a um braço de distância do seu posto de trabalho. Assim, você consegue unir praticidade e ergonomia, melhorando seu ritmo de trabalho sem prejudicar a saúde.

2. Tenha um espaço exclusivo para receber os clientes

Os clientes estão cada dia mais exigentes. Por isso, um atendimento de qualidade pode fazer toda a diferença nas suas vendas.

Não pense que atender bem significa apenas servir um cafezinho e sorrir para o cliente. O ambiente físico da sua marcenaria também conta muito para o resultado do negócio.

O seu posto de trabalho é uma parte produtiva da marcenaria, mas não necessariamente é o lugar mais adequado para ser receber o cliente. Invista em um espaço fechado, bem decorado e que traga um pequeno mostruário de seus trabalhos.

3. Revise a organização a cada 30 dias

Organizar não é tarefa fácil, mas manter o ambiente organizado pode ser ainda mais difícil. O ideal é que você cuide do seu espaço de trabalho diariamente, evitando deixar itens fora do lugar e providenciando a limpeza da marcenaria ao final do dia de trabalho.

Mas também é importante fazer uma revisão mais detalhada a cada trinta dias, para que você possa avaliar o que vem dando certo e o que precisa ser mudado no ambiente.

4. Jogue fora o que você nunca usa

Não tenha dó de se livrar de materiais que você nunca usa. É muito comum o marceneiro comprar ferramentas que poderão ser úteis um dia, mas que acabam indo parar no fundo de uma gaveta.

Além de ocupar o espaço que poderia ser de outro item essencial, esse hábito ainda prejudica a organização da sua marcenaria.

5. Mantenha o espaço limpo

Não há nada mais desagradável do que um estabelecimento sujo e com aparência ruim. Por mais que a marcenaria seja um lugar de produção constante e acelerada, cuide para que ela esteja sempre limpa. Para isso, estabeleça o hábito de varrer o local todos os dias após o expediente e faça uma limpeza caprichada a cada 30 dias. Se for o caso, você pode contratar alguém para ficar responsável pela limpeza.

E aí, viu só como é importante manter a sua marcenaria organizada? Se você gostou deste conteúdo, assine a nossa newsletter e receba mas temas como este, direto na sua caixa de e-mails!

Sobre Francisco | Promob

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *